.
Diz uma escritura antiga, citada por Kerouac em Viajante Solitário: " A sabedoria só pode ser obtida sob o ponto de vista da solidão".
Não é difícil acreditar nisso; comunidade de sábios não existe, só o indivíduo pode meditar convenientemente, diz Harold Bloom, o grande crítico literário da atualidade. A meditação que , hipoteticamente, traz a sabedoria, sempre é solitária, por mais que o motivo dela possa vir a ser uma conversa com o outro - geralmente é assim mesmo que acontece.
Mas por mais que se ensine regras, se sugira caminhos para encontrá-la, a sabedoria não está em lugares pré-definidos, obtusos, pois a sugestão , vinda de outros, pode ter tido efeito para quem sugeriu mas não para quem ouviu a sugestão, pois, como foi dito, a sabedoria é particular, solitária, é uma porta que somente cada um descobre num caminho que até pode vir a ser o mesmo de muitos. Sugestões, no caso de onde encontrar a sabedoria, podem servir como atalhos, mas não sabemos se são até percorrer todo o atalho e achar a porta destinada a cada um.
Michel de Montaigne diz que o sábio é aquele que aprende a morrer, e aprender a morrer é ignorar a morte e vivê-la quando ela acontecer. Mas como não sabemos quando vamos morrer... talvez seja melhor se despreocupar com essa perspectiva.
A sabedoria provoca uma consciência que quase sempre traz o pessimismo.
..
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Um comentário:
Ah.
Postar um comentário