quarta-feira, janeiro 11, 2006

Em Buenos Aires (1)

.


Ainda um pouco cansado, resolvi conhecer a cidade.O hostel é muito bem localizado, ao lado da grande Av. 9 de julho, a do famoso Obelisco, com sete pistas cheias de argentinos apressados que adoram usar a buzina - notadamente os taxistas,que a usam ao menor sinal de algo que possa ameacá-los.

Seguindo a avenida, cheguei ao centro - igual ao de qualquer cidade grande, muito concreto , McDonalds a cada esquina, filas de pessoas atravessando a rua, músicos tocando nas calcadas das esquinas, pessoas apressadas esbarrando nas sem pressa( e nos viajantes,como eu ) , executivos de terno falando ao celular, zombidos vindos de todos os lados, ruas sujas e pedintes nas entradas dos grandes e velhos prédios etc,etc. Só aqui nao há ambulantes, mas há dancarinos de Tango no calcadao (Calle Florida)

Depois fui passar pelos pontos turísticos,tirei aquelas fotos que todo mundo tira de Buenos Aires ( na frente da Casa Rosada,da Plaza de Mayo). Queria conhecer as famosas Galerías Pacífico, achando que fosse galerias mesmo, daquelas antigas com chao gasto de tantas historias, de teto altíssimo de vidro,com passagens secretas para um outro mundo obscuro, misterioso,com velhos argentinos fumando e conversando sobre o Boca, as Malvinas( "Las Malvinas soy argentinas" diz a primeira placa que vi quando entrei na Argentina),a situacao do país...... mas galerias por aqui é Shopping, e Shoppping sao todos praticamente identicos. Pelo menos nesse tinha o Centro Cultural Borges, mas as exposicoes, inclusive de Chagall, eram todas pagas( e caras), nada feito.

Após andadas e mais andadas( de All-Star),voltei ao hostel. Encontrei uns brasileiros,paulistas estudantes de Letras da USP, que pegaram o mesmo trem para vir pra cá, só que o de uma semana antes e em Posadas. Tentaram ir na classe Turista, mas ,para sorte deles, nao tinha mais bilhete, foram de Primeira Classe. E ainda assim reclamaram bastante.



..

Nenhum comentário: