sexta-feira, abril 18, 2008

Jornalistas X Blogueiros

.

"Vale a pena assistir a essa entrevista com Brian Stelter, que saiu no LostRemote. Stelter tinha um blog “independente”, o TV Newser, até junho de 2007. Largou tudo para ser repórter de TV do The New York Times. Alguns meses depois foi convidado a ter um blog no jornal. Hoje é editor do TV Decoder, um dos melhores blogs de TV do NYT e da rede. Stelter foi um dos primeiros a fazer a ponte entre novas e velhas mídias. "

..

terça-feira, abril 08, 2008

Monografia

.

Como o prometido aqui, no início do mês passado, abaixo vai o link para baixar minha monografia, "Os weblogs como elementos propulsores do alargamento do campo jornalístico".

http://rapidshare.com/files/158089846/Monografia_Completa.pdf.html

Como falei antes, o texto não tem nada demais para quem já estuda weblogs, mas até que faz uma compilação interessante sobre o assunto, principalmente da relação do jornalismo com a blogosfera. E sempre é bom compartilhar o conhecimento, facilita na busca de alguém que eventualmente tenha interesse no assunto.

O resumo é esse aqui:

Este trabalho apresenta os weblogs e alguns dos questionamentos que eles provocam no campo jornalístico. Para isso, inicialmente faz uma revisão histórica e conceitual do que vem a ser um weblog e apresenta as suas características e subdivisões principais. Após, relaciona os weblogs com o jornalismo, trazendo as primeiras discussões e algumas conclusões acerca dessa relação. Por fim, explica como se dá a aproximação da blogosfera com o campo jornalístico e apresenta as diretrizes de alargamento do campo ocasionadas por essa aproximação.

A conclusão que se chega é de que as diretrizes de alargamento propostas pela blogosfera levam o campo jornalístico em direção a um jornalismo mais articulado, que vem a ser chamado de ‘jornalismo sistema’.

O objetivo deste trabalho é sistematizar elementos decorrentes da aproximação entre o campo jornalístico e a blogosfera para, a seguir, apresentar algumas diretrizes de alargamento do campo propostas por esses mesmos efeitos.

O trabalho está dividido em quatro capítulos: os Weblogs, Weblogs e Jornalismo, Blogosfera e Campo jornalístico: Aproximação e Conseqüências e Considerações Finais.

..