segunda-feira, março 17, 2008

Algumas referências

.

Como era de esperar, ando lendo alguma (muita) coisa de blog para fazer a dissertação. Por sorte, muita coisa vem sendo publicada sobre o assunto nos últimos tempos.

***

No Brasil, está para sair ainda neste primeiro semestre o primeiro livro sobre blogs, organizado pelas pesquisadoras Raquel Recuero (UCPEL), Sandra Montardo (Feevale) e Adriana Amaral (UTP). Aliás, livro este que terá um texto meu tratando da relação entre a blogosfera e o campo jornalístico, um dos alguns artigos que espremi de minha monografia, "Os weblogs como elementos propulsores do alargamento do campo jornalístico", defendida em fevereiro do ano passado.

Como a monografia ainda não está disponível na rede, vou ver se em um curto prazo dou um jeito de disponibilizá-la aqui. O texto não tem nada demais para quem já estuda weblogs, mas até que faz uma compilação interessante sobre o assunto, principalmente da relação do jornalismo com a blogosfera. Vai que alguém tenha interesse.

***

Mas comecei esse post com a intenção de dar alguma referência do que ando lendo sobre o assunto, então vai lá.

"Bitácoras: La consolidación de la voz del ciudadano", de 2007.

Ótimo livro de Xosé Lopez García e M. Otero López, ambos professores da Universidade de Santiago de Compostela - não estranhem a língua da página: é o galego, mais conhecido como o "português" do norte", como se fosse um portunhol estranhamente recheado de "x".
O livro tem o mérito de ir mais à fundo no estudo dos weblogs do que a maioria dos seus pares, e traz ótimas idéias a respeito de "La Realidad de un periodismo cambiante", título do primeiro capítulo.

Para quem procura uma definição de blog, interessante também é o quadro (pág. 60-61) com 13 conceitos de blog encontrados em pesquisas, livros e sites da internet. Como o livro é do ano passado, os conceitos e as referências estão fresquinhas ainda.

Quem se interessar pelo livro pode comprá-lo aqui ou aqui. Ou, então, pode entrar em contato comigo. Posso dar um jeito de consegui-lo de forma mais barata.
..

Nenhum comentário: