quarta-feira, maio 21, 2008

Futuro da blogosfera

.

É difícil fazer prognósticos futuros exatos do que será da blogosfera.
Mas é nisso que as pessoas tem mais curiosidade, sejam os leigos ou mesmo aqueles que pesquisam com afinco o assunto. Inclusive, estes prognósticos permeiam as reflexões de muitos trabalhos científicos realizados nesta área, porque parte de nosso esforço de tentar compreender o fenômeno hoje é imaginar o futuro dele - mesmo que seja um futuro próximo, e mesmo que as maiores descobertas não sejam tão grandes descobertas para quem as acompanha de perto.
Tudo é um processo, diriam alguns intelectuais.

***

O slide abaixo, que trata justamente do futuro da blogosfera, foi apresentado na V Jornada de Medios & blogs de Granada, realizado nos dias 15 e 16 de maio em Granada, Espanha. Quem os apresentou foram dois importantes pesquisadores espanhóis de blogs: Tiscar Lara, professora de jornalismo da Universidad Carlos III de Madrid, e Sergio Martinez Mahugo, professor de jornalismo digital e Diseño Periodístico da Universidad CEU de Elche.



***

Mahugo compilou uma séria de pistas, também apresentadas no evento de Granada, sobre o que será o futuro dos blogs . Vale a leitura; alguma das pistas que adianto aqui são:

1) "La blogosfera seguirá creciendo porque se seguirán creando blogs, pero se blogueará menos y se abandonarán muchos más blogs de los que se crean

2)
El microblogging ganará terreno al blogging;

3) Sí o sí, pero se tiene que normalizar el uso de la blogosfera como fuente informativa o como sistema de alerta temprana de noticias para los periodistas ;

O resto vocês podem ver direto neste post do blog do Mahugo.

..

Nenhum comentário: