segunda-feira, março 31, 2008

Números

.


Uma interessante notícia da blogosfera brasileira saiu por estes dias no Idg Now, um site de notícias do mundo da tecnologia digital (slogan: "Tecnologia em primeiro lugar"):

Blogs tem 10 milhões de leitores no Brasil

O número de usuários brasileiros que lêem blogs atingiu 10 milhões de pessoas em fevereiro de 2008, segundo dados do Ibope/NetRatings, o que representa 45,5% dos internautas ativos. Em dezembro do ano passado, eram 9,6 mihões de brasileiros que acessavam blogs.

As ferramentas Wordpress e Blogger são as que concentram mais leitores. Juntas, têm 7,7 milhões de usuários únicos mensais. Um ano antes, eram 3 milhões. O Brasil e a Espanha têm o maior índice de usuários dessas duas ferramentas.

"Cerca de 65% dos leitores de blogs chegam a essas páginas a partir de buscas no Google, o que indica que os blogs anônimos são dependentes dos buscadores. Em geral, são pessoas bastante jovens, na faixa de 12 a 24 anos", explica José Calazans, analista de mídia do Ibope/NetRatings.

Por outro lado, a maior parte da audiência dos blogs famosos é transferida da capa dos portais que os abrigam. Blogs de jornalistas conhecidos atraem público mais velho, a partir de 35 anos. "Os jovens utilizam e comparam mais fontes. Eles também selecionam e filtram mais informações obtidas em fontes amadoras."

O relatório do Ibope/NetRatings mostrou também que 80% do total de internautas residenciais ativos navegam mensalmente por meio de conexões rápidas. Entre leitores de blogs, esse índice chega, em algumas ferramentas, a 91%.

..


Nenhum comentário: