terça-feira, novembro 18, 2008

Memorial (1)

.

Junto da entrega do projeto, para qualificar deve-se entregar uma espécie de "Memorial" dos trabalhos realizados até o período da qualificação. Até como forma de disponibilizar o material que produzi até então no Mestrado, aqui abaixo e no próximo post eu vou trazer o que continha no memorial no tópico "Trabalhos realizados".

1. Artigos e ensaios

a) Conceituando Weblog jornalístico a partir de Otto Groth.

Artigo apresentado à disciplina de Teorias do Jornalismo e, com algumas reformulações, no Intercom Sul 2008, em Guarapuava. . Trata basicamente de propor um conceito inicial de blog jornalístico – o objeto de minha dissertação – através de alguns pressupostos teóricos presentes na obra do pesquisador alemão Otto Groth, um dos pioneiros na pesquisa em jornalismo. Propor, problematizar e discutir o conceito de blog jornalístico é, precisamente, o foco central de minha dissertação.

RESUMO: Desde final do século passado, os weblogs vêm se incorporando a prática jornalística como um dos fenômenos mais inovadores dos últimos anos no jornalismo (GUILLMOR, 2004). Ainda assim, as principais tipologias de weblogs já produzidas (BLOOD, 2001; SILVA, 2003; RECUERO, 2003) não contemplam de forma clara o que vem a ser um weblog jornalístico. Este artigo visa desenvolver, de maneira inicial, um conceito do que vem a ser um weblog jornalístico; para isso, procura trabalhar com os conceitos e pressupostos teóricos presentes na obra do alemão Otto Groth, um dos pioneiros na pesquisa em jornalismo e na fundação das Teorias do Jornalismo.

Link para download.


b) Weblogs, jornalismo e conhecimento.
Artigo apresentado à disciplina de Jornalismo, conhecimento e realidade, dada pelo professor Orlando Tambosi. Busca relacionar questões epistemológicas discutidas no decorrer da disciplina – como conhecimento e verdade – com os blogs e o jornalismo digital. Trata de algumas questões epistemológicas do jornalismo que serão futuramente trabalhadas na dissertação, sob o ponto de vista dos blogs e as suas transformações no jornalismo.

RESUMO: Este artigo visa trazer questões da epistemologia do jornalismo, como o problema do conhecimento e da verdade, para o contexto do jornalismo digital, mais especificamente para os weblogs e os weblogs jornalísticos. Para isso, faz um histórico do surgimento dos weblogs e de sua relação com jornalismo para, a seguir, trazer os questionamentos epistemológicos para buscar saber se o jornalismo praticado em weblogs pode vir a ser uma forma autônoma de conhecimento.

Link para download


c) Ensaio para uma tipologia de weblogs jornalísticos.

Artigo apresentado à disciplina de Análise de Produtos Jornalísticos, dada pela professora Tattiana Teixeira. É uma proposta inicial de tipologia de blogs jornalísticos, tendo como base objetos da blogosfera brasileira. Juntamente com a questão do conceito de blog jornalístico, é a questão central de minha dissertação. A partir dos casos paradigmáticos desta tipologia inicial é que foram escolhidos os objetos de estudo de minha dissertação.

RESUMO: Este artigo é um primeiro trabalho de uma proposta de tipologia de weblogs jornalísticos. Inicialmente, parte para uma contextualização da criação dos weblogs e da relação entre weblogs e jornalismo, para, a seguir, propor uma definição de weblog jornalístico. Por fim, com base em uma observação prévia de tipos de práticas de blogs encontradas no jornalismo produzido na web brasileira, são apresentadas algumas hipóteses de variáveis para uma tipologia, acompanhados de blogs jornalísticos paradigmáticos encontrados na blogosfera brasileira.

Link para download


d) Diferenças de linguagem em duas notícias em um jornal online.

Trabalho apresentado para a disciplina de Teorias das Linguagens Jornalísticas, ministrada pelo professor Nilson Lage, uma lenda-vida do jornalismo brasileiro. É um pequeno ensaio que analisa diferenças entre duas notícias publicadas em portais online diferentes sob o ponto de vista da linguagem jornalística, conteúdo discutido nas aulas da disciplina.

Link para download


.

Nenhum comentário: